Teste: o recém-apresentado Breitling Colt

Escrito por , 24/01/2017 em Breitling, Testes com 0 Comentários

Breitling Colt ZB_HRes_CMYKO recém-reapresentado Breitling Colt recebeu atualizações, mas ainda conta com características que são bastante fiéis à história da marca. Leia, abaixo, um review do modelo realizado pelos nossos colegas do WatchTime dos Estados Unidos.

O modelo de entrada Colt, da Breitling, foi atualizado recentemente, mas conta ainda com características bastante fiéis ao modelo original, apresentado na década de 1980. Como os modelos Chronomat e Navitimer, Colt foi concebido como um relógio militar, com ênfase em sua confiabilidade e legibilidade. Seu mostrador em estilo aviação com uma escala de 24 horas e seu bisel de rotação unidirecional colaboram para um visual inconfundível como os de modelos Breitling. A nova coleção é fiel à original até mesmo nos movimentos. Muitos dos novos relógios contam com calibres de quartzo, que dominavam o mercado relojoeiro à época do lançamento do modelo. Um teste realizado pela equipe do WatchTime dos Estados Unidos contemplou o modelo equipado com um movimento automático, assim como uma das peças que foram lançadas pela companhia.

O novo modelo Colt Automatic, apresentado em meados de 2014 – algo bastante recente para o universo dos relógios –, lembra o modelo Colt Superocean, lançado pela companhia nos anos 1990. A peça integrou a coleção da relojoaria por diversos anos. Pois a peça mais recente lembra aquele modelo por conta da coroa rosqueada com protetores à sua volta, algarismos arábicos de fácil legibilidade e um bisel robusto com cursores saltados nos quartos de hora. Eles têm por funcionalidade facilitar a aderência da mão do usuário para um ajuste preciso na ocasião de medição de intervalos de tempo. Isto se tronou uma verdadeira característica em modelos da companhia.

Breitling Colt ZB_HRes_CMYK

Esta nova peça possui marcas precisamente gravadas no aro rotativo, que possui um acabamento acetinado. São 120 cliques que uma voltada peça realiza, o dobro de um modelo Colt Superocean convencional – mesmo que estes posicionamentos adicionais não influenciem na medição do tempo de mergulho, principal propósito do uso do bisel. O novo Colt Automatic ainda reprisa a escala de 1/100 de hora, descrita pela companhia como “escala aeronáutica de centésimos”.

São 200 metros de resistência sob a água, um número consideravelmente menor se comparado aos mil metros dos modelos anteriores, mas ainda assim uma resistência considerável para ser usado em mergulhos. Uma caixa robusta em aço inoxidável com um isolamento duplo traseiro auxilia na manutenção do relógio completamente seco em mergulhos profundos. Já a pulseira de aço é equipada com um sistema de segurança e possui dobradiças que funcionam para um lado. Chamada Professional III, esta pulseira permite ser ajustada com a remoção de links aparafusados perto da fivela. Mas o modelo ainda está disponível com pulseira de couro ou ainda em borracha.

Breitling ColtCMYK-560

Qualquer uma destas opções de acabamento deixaria o relógio mais leve do que suas 194 gramas com pulseira de aço. Apesar de ser relativamente pesado, o relógio é bastante confortável em seu uso. A versão em couro tem uma pulseira bastante flexível, apesar do fecho parecer bastante frágil.

Pois é dentro da caixa que está o calibre 17, baseado em um ETA 2824-2. Ele possui decorações moderadas, mas conta com certificação COSC. A taxa média de desvios foi praticamente nula tanto na medição eletrônica com a corda cheia quanto na medição realizada após correr 24 horas. No pulso, houve atraso de um segundo e isto ocorreu dia após dia. No entanto, esta taxa de atraso está dentro do esperado para a certificação COSC. Notavelmente houve uma grande diferença nas taxas do relógio com o mostrador para cima e coroa para baixo depois de ter corrido 24 horas. Houve ainda uma diferença notável na amplitude do movimento, que teve uma queda de 60 graus nas posições verticais no intervalo de um dia. É uma diferença surpreendente, mas a precisão não foi afetada.

O mostrador apresenta todos os dados que o movimento ETA 2824-2 pode oferecer, o que inclui horas e minutos, ponteiro de segundos deslizante e também janela de data. No entanto, Colt pode executar outras funções, como a indicação de horas em uma escala de 24 horas (entre 13 e 14 a indicação é feita por algarismos mais centrais no dial) e também a possibilidade da leitura de hora em centésimos, graças a escala na região mais externa do mostrador. Cada uma das unidades de horaa consiste no intervalo de 36 segundos, que é conhecido como “minuto industrial”. Este tipo de medição tem diversas aplicações, incluindo horas decorridas de trabalho. Três horas e 15 minutos de trabalho seriam consideradas como 3.25 horas, ao invés de 3:15.

Breitling Colt-560

Minutos e segundos são indicados por uma escala estilo trilho de trem. O fino ponteiro de segundos com uma extremidade em formato de seta tem exatamente a mesma medida do ponteiro de minutos. Já o ponteiro de horas de estende o suficiente para alcançar as extremidades dos indicadores das 6 e 9 horas. Os ponteiros e indicadores possuem revestimento luminescente, enquanto a extremidade do ponteiro de segundos é esqueletizada para permitir a visualização das marcações luminescentes que eventualmente estejam por baixo dele.

A leitura das horas é feita de maneira clara e facilitada por conta do visual minimalista do mostrador e também pelo revestimento antirreflexo do cristal, dado em seus dois lados. A versão testada ainda oferece um bom contraste para leitura dos dados (há ainda opções com mostrador preto ou prateado), conta com o logo no dial para decoração, além das informações sobre resistência sob a água. A janela de data na posição das 3 horas obrigou a companhia a remover a indicação de 3 horas, assim como reposicionar o numeral 15 da indicação de 24 horas, algo já realizado no modelo Superocean dos anos 1990.

Breitling Colt Breitling_Luminous_560

Certamente, a popularidade do modelo Colt de décadas atrás será perpetuada com a manutenção da robustez, funcionalidade e legibilidade do modelo.

Vamos aos resultados dos testes e especificações:

Fabricante: Breitling AG, Schlachthausstrasse 2, CH-2540, Grenchen, Suíça
Referência: A1738811/C906/173A
Funções: Horas, minutos e segundos centrais, data, escala de 24 horas de de 1/100 de hora, bisel rotativo
Movimento: Automático, Breitling calibre 17 baseado em um ETA 2824-2, certificação COSC, 49 horas de reserve de energia, ajuste Glucydur, frequência de 28.800 vph, ajuste fino Etachron, sistema de absorção de choques Incabloc, 25 joias, diâmetro = 25,6 mm, espessura = 4,6 mm
Caixa: Aço inoxidável, cristal de safira com revestimento antirreflexo em ambos os lados, verso sólido, 200 metros de resistência à água
Pulseira e fecho: Professional III em aço inoxidável, fecho dobrável com sistema de segurança
Resultados de precisão:
Desvio em segundos por 24 horas
(Corda cheia / Após 24 horas)
Mostrador para cima -2.3 / -3.8
Mostrador para baixo +3.3 / -0.4
Coroa para cima -1.2 / -1.9
Coroa para baixo +1.4 / +8.5
Coroa para a esquerda -1.1 / -1.4
Maior taxa de desvio 5.6 / 12.3
Desvio médio: 0.0 / +0.2
Amplitude média:
Posições horizontais 316° / 357°
Posições verticais 288° / 230°
Dimensões: Diâmetro = 44,3 mm, espessura = 11,6 mm, peso = 194 g
Variações: Cinza ou prateado, pulseiras em couro ou borracha

A versão utilizada no teste está disponível no Brasil e seu valor comercial é de R$ 17.110 (o valor pode sofrer alteração sem prévio aviso). A Breitling possui loja própria em São Paulo e no Rio de Janeiro.

www.breitling.com

 
 

Tags: Breitling Colt Automatic

Compartilhar artigo:
 
 

Relógios relacionados


Breitling
Navitimer/Oldtimer

Breitling
Chronomat 01 Limited

Breitling
Galactic 32

Breitling
Super Avenger

Breitling
Navitimer 01

Breitling
Transocean

Breitling
Superocean 44

Breitling
Colt GMT

 
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook