Angus Davies nos dá suas impressões sobre a edição limitada Breitling Navitimer

Escrito por , 30/05/2014 em Breitling, Testes com 0 Comentários

Nosso parceiro Angus Davies, do site EscapementMagazine.com, providenciou um review a fundo do relógio Breitling Navitimer Caliber 01 Limited, que contém um mecanismo de fabricação própria com corda automática e cronógrafo com roda de coluna. Este Breitling é limitado a apenas 2 mil unidades e, incomum para um Navitimer, possui uma abertura em cristal de safira no verso da caixa. Confira:

2W2A4658 copy

Loucura Impetuosa

Enquanto eu escrevia este artigo, tentei evitar que eu fizesse repetições. Me esforcei a usar um vocabulário que engajasse o leitor. Como um compositor, busquei o pilar exclusivo, uma narrativa que o leva para uma jornada informativa e de entretenimento. Na verdade, minha perspectiva de visão, às vezes, revela muito sobre pensamentos bizarros que povoam minha mente.

Um tema que sempre cito é que, normalmente, menciono relógios que eu já tive antes. Como muitos colecionadores, vendi o relógio para amenizar um novo investimento – a aquisição de uma nova paixão relojoeira. Isto aconteceu em um momento de bobeira minha, em que me despeço de relógios que tive para, depois, me arrepender.

Lembro-me quando o novo Breitling Navitimer Caliber 01 Limited chegou até mim. Ele foi gentilmente cedido pela fábrica para uma avaliação, que levaria alguns dias. Há alguns anos, eu possuía um Navitimer World e, loucamente, o vendi. Minha fraqueza era a minha coleção de relógios e achei que ela estivesse sob controle.

2W2A4632 copy

A partir de então, decidi estabelecer duas regras para mim mesmo. Eu sou uma pessoa obsessiva por regras e, em uma sessão recente de couching, isso foi revelado. A primeira: eu jamais venderia relógios novamente, apenas adquiriria mais. Segundo, depois de eu escrever este artigo, eu vou tentar não falar de relógios parceiros que desdenhei no meu passado, embora eu suspeite que esta segunda possa vir a ser um grande desafio.

A primeira vista, Breitling Navitimer Caliber 01 Limited parece ser bastante similar ao Navitimer World que tive uma vez. No entanto, uma visão mais próxima revela diversas diferenças.

Breitling Navitimer de 1952

Breitling Navitimer de 1952

A marca não abandonou a linguagem do relógio cult, favorecido por pilotos desde seu voo inaugural. Breitling Navitimer Caliber 01 Limited é um dos lançamentos mais recentes da marca, mas respeita o design desde sua primeira aparição, datada de 1952.

O Mostrador

Com um layout tri-compax, a referência ao modelo original é óbvia: enquanto meu modelo World tinha os subdials posicionados às 6, 9 e 12 horas, este tem os mostradores às 3, 6 e 9 horas.

2W2A4673 copy

O logotipo da Breitling está posicionado às 12 horas. O resultado é um layout de equilíbrio esplêndido.

Existem muitos detalhes sutis no mostrador, que melhoram sua forma. O logo e os indicadores de horas são aplicados. Estes, inclusive, contam com revestimento luminescente, assim como os ponteiros de horas e minutos. Eu, particularmente, gosto do brilho verde marcando presença durante o dia. Ele auxilia na legibilidade e melhora a aparência do dial.

Untitled-8

Os submostradores são em baixo relevo com detalhes encaracolados. O acumulador de 30 minutos está posicionado às 3 horas, o de 12 horas estão na posição de 6 horas e pequenos segundos estão na posição de 9 horas. Eles são pequenos, limpos, mas de legibilidade eminente.

Entre 4 e 5 horas está posicionada uma indicação de data. O dia é apresentado com texto vermelho contra o fundo branco. Por estar integrado ao movimento, o disco de data está posicionado próximo à superfície do mostrador, o que facilita a leitura.

A tradição dita que a “régua de cálculo” do modelo é um pré-requisito obrigatório em todos os modelos. Eu aceito que nem todos usarão esta função, apesar de ela ser bastante útil depois que você aprende como funciona. Além disso, reafirma o perfil do modelo como um relógio para profissionais.

O ponteiro vermelho central do cronógrafo não apenas é claro, como chama a atenção e proporciona leitura facilitada. Ele possui um contrapeso “B”, proporcionando estilo, apesar de alguns puristas afirmarem que este destaque faz com que o novo modelo se afaste do original, de 1952.

Untitled-4

Exite um palpável senso de qualidade com este relógio. O dial é elaborado com o processo “épargne”, que consiste no revestimento da base do mostrador, normalmente de prata ou ouro. O resultado é uma visão com uma vivacidade única.

Legibilidade é um atributo notável deste modelo, apresentado com um mostrador “prata-mercúrio”. Pode-se dizer que sua clareza é usurpada por seu irmão com dial preto. Mas eu, particularmente, gosto da aparência prateada e esta seria minha escolha no momento da compra.

A caixa

Aparências podem enganar. Navitimer Caliber 01 Limited mede 43 mm de diâmetro, 1 mm maior do que a edição não-limitada. No entanto, ele parece menor no pulso, com 40, 41 mm de diâmetro. Isto não é uma crítica, e sim uma observação. Como resultado, uma personalidade “pura”.

BreitlingNavitimer01Limited

Superfícies altamente polidas adornam a caixa. A experiência com o Navitimer World me apresentou que era difícil remover riscos em casa em comparação à caixa acetinada e escovada. Entretanto, continuo a achar que as superfícies brilhantes me seduzem cada vez mais. E acho que algumas marcas superficiais contribuem para a característica marcante de um relógio.

O bisel canelado possui rotação bidirecional e possui fácil ajuste, cortesia dos detalhes dos flancos.

Untitled-4

Uma dica de que este é um movimento integrado fica por conta da coroa e dos botões laterais. Eles estão posicionados no mesmo plano horizontal da coroa, o que indica que este não é, definitivamente, um calibre modular.

A Breitling forneceu a prova definitiva de que seu modelo possui uma roda de coluna com a colocação de um visor de safira no verso do relógio. Entregue de forma majestosa, a roda de coluna possui seis pilares e eu não me canso de apreciá-la. Não posso fingir o contrário, pois sou completamente apaixonado por esta visão.

2W2A4637 copy

Meu Navitimer World possuía um verso sólido com uma tabela de conversão gravada nele. Este Navitimer em edição limitada tem o cristal no verso por uma exceção, um agradável desvio de rota para Navitimers. Embora alguns possam lamentar a variação do fundo da caixa do original, eu não me enquadro nesta categoria. Eu comparo isto com uma característica de muitos homens: a vontade de levantar o capô apenas para apreciar o motor. Eu gostaria de ver o motor do calibre 01 e ele é especialmente atraente.

Untitled-2

O relógio de empréstimo para a imprensa foi fornecido com uma pulseira de couro Barenia marrom. Eu tive uma idêntica em meu Navitimer World e ela prestou um ótimo serviço por muitos anos. Inicialmente, o couro pode parecer rígido, mas o desgaste proporciona suavidade e um ajuste confortável.

O movimento

Há tempos a marca tem sido associada a cronógrafos. Mas a chegada do calibre 01 deu início a um novo capítulo em sua história. O movimento cronógrafo, revelado pela primeira vez em 2009, foi o primeiro manufaturado. Ele é feito em uma instalação dedicada em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, uma cidade na região montanhosa de Jura que é sinônimo de alta relojoaria.

A criação de um novo movimento a partir do zero não é para os fracos e exige altos investimentos, na casa de milhões de Francos Suíços. Todavia, estou feliz que a Breitling tenha tomado este passo corajoso, pois o resultado é magnífico.

Olhei diversas vezes pela minha lupa e desfrutei do prazer de ver a interface lateral de acoplamento com a roda de coluna. O acoplamento lateral talvez não seja tão emocionante visualmente quanto um acoplamento horizontal, mas observar esta operação, ainda assim, é maravilhoso.

Untitled-6

As imagens acima apresentam o cronômetro parado

As imagens acima apresentam o cronógrafo parado

Untitled-7

As imagens acima representam o cronômetro em movimento

As imagens acima representam o cronógrafo em movimento

Os botões passam uma sensação bastante positiva e não há trancos visíveis no ponteiro central do cronógrafo, quando ativado. Eu conheço alguns outros cronógrafos com roda de coluna que precisam apenas de uma leve pressão para serem ativados. O Breitling, por sua vez, exige uma força um pouco maior. Ainda assim, é muito agradável manusear esta função.

O calibre 01 possui corda automática, o que garante conveniência àqueles com vida agitada. O movimento vibra a uma frequência de 28.800 vph, possui 47 joias e pode alcançar 70 horas de reserva de energia. O número de joias do movimento e a quantidade de energia são dignos de nota. Além de tudo isso, ele conta com certificação COSC.

Observações finais

Eu tenho uma mistura de emoções a respeito do Breitling Navitimer Calibre 01 Limited. Por um lado, eu amo a história, a visão da roda de coluna – principalmente quando pressiono o botão para ativar o cronógrafo –, a exposição traseira, o mostrador, a pulseira… tudo, de fato.

Infelizmente, também sinto uma sensação de tristeza. Este relógio me faz lamentar ter vendido meu Navitimer World com seu status de ícone e muitos atributos notáveis.

No entanto, com uma tela em branco e nenhum Navitimer em minha coleção, eu provavelmente escolheria Breitling Navitimer Caliber 01 Limited para preencher este espaço, indiscutivelmente a melhor renovação deste relógio lendário.

Especificações Técnicas

Modelo: Breitling Navitimer Caliber 01 Limited
Referência: AB012312 / G756
Caixa: Aço inoxidável; diâmetro 43 mm; 30 metros sob a água; cristal de safira frontal e traseiro.
Funções: horas; minutos; pequenos segundos; data; cronógrafo.
Movimento: Calibre 01; corda automática; frequência 28,800 vph (4Hz); 47 joias; reserva de energia de 70 horas.
Pulseira: Couro Barenia marrom com fecho de aço inoxidável
Edição Limitada: 2.000 peças
Preço: R$ 30.963,00

 
 

Tags: Breitling Navitimer Calibre 01 Limited

Compartilhar artigo:
 
 

Warning: include(/srv/www/watchtimebrasil.com/rw.php): failed to open stream: No such file or directory in /homepages/15/d527161227/htdocs/watchtimebrasil/cms/wp-content/themes/wp-blossom102/single.php on line 112

Warning: include(): Failed opening '/srv/www/watchtimebrasil.com/rw.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5.6') in /homepages/15/d527161227/htdocs/watchtimebrasil/cms/wp-content/themes/wp-blossom102/single.php on line 112
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook