A tempo: testamos o novo relógio Montblanc em homenagem à caneta Meisterstück

Escrito por , 14/11/2014 em Montblanc, Testes com 0 Comentários

MON_533171_WAT_DSC5156A Montblanc acaba de lançar a coleção Meisterstück Heritage no Brasil, que marca o aniversário de 90 anos de sua famosa caneta Meisterstück. A nossa parceira internacional Martina Richter, da revista WathTime dos Estados Unidos, apresenta para o Brasil esta novidade da alta relojoaria que já está à venda nas lojas da maison.

A tradicional caneta-tinteiro Meisterstück foi criada em 1924 e se destacou por apresentar acabamento em preto profundo,adornada com anéis e clipe em ouro, decorados com a assinatura da marca e bico com detalhes rebuscados feitos de modo artesanal. Não precisou muito para que o acessório se tornasse símbolo de status.

Foi no ano de 1997 que a famosa caneta-tinteiro ganhou sua primeira coleção de relógios comemorativos, data em que a caneta recebeu o título de obra-prima (na tradução do alemão, Meisterstück significa obra-prima). Este ano, com a celebração de seu nonagenário a Montblanc lança uma família de quatro novos relógios. Entre eles está o Meisterstück Heritage Perpetual Calendar – o modelo do qual testamos – composto pelo movimento automático SW 300-1 feito a partir do Sellita e reforçado com um módulo Dubois Dépraz.

Para fazer jus à homenagem, o Perpetual Calendar tem a caixa em ouro rosa 18 quilates do com 39 mm de diâmetro por apenas 10,3 mm de espessura e recebeu acabamento brilhante graças o alto grau de polimento. Anexada à caixa está a pulseira de couro preto levemente acolchoado presa à uma fivela também em ouro rosa. O relógio pesa apenas 79,5 gramas e se encaixa confortavelmente no pulso.

O movimento de base do relógio (Sellita SW300-1) pode ser visto através da safira do fundo da caixa.

O movimento de base do relógio (Sellita SW300-1) pode ser visto através da safira do fundo da caixa.

Ao girar o relógio é possível reparar que parte de trás, também perfeitamente polida, recebeu quatro parafusos e uma janela de safira envolta por um anel. O detalhe fica para as inscrições que indicam a resistência à água de 3 bars – ou 30 metros – e o material da caixa, “Au750”, ou seja, ouro 18k. Ainda é possível observar a assinatura da marca às 12 horas e o nome da coleção comemorativa “Meisterstück Heritage” às 6 horas. As inscrições no relógio estão bem mais discretas se compararmos com os modelos anteriores Meisterstück, dos quais apresentavam o nome da coleção na lateral esquerda da caixa. O resultado final é um relógio muito mais refinado.

Montblanc Meisterstück Heritage Perpetual Calendar

Montblanc Meisterstück Heritage Perpetual Calendar

Foram colocados vários botões embutidos em ambos os lados da caixa para facilitar o ajuste dos mecanismos de calendário: um botão próximo 4 horas avança o mostrador das fases da Lua, enquanto outro perto das 8 horas é usado para o dia da semana e um entre às 10 horas e 11 horas é usado para o visor mês. Um botão exatamente às 10 horas avança a data e o dia simultaneamente. Se estas indicações não estão em sincronia, primeiro você deve definir a data e, em seguida, o dia, utilizando o botão nas 8 horas.

A coroa do relógio, com um novo design, mostra a estrela Montblanc em alto relevo com acabamento polido sobreposto por um fundo elegantemente fosco. Apesar de estreita, ela proporciona uma pegada firme graças aos sulcos proeminentes da borda. Há também um mecanismo de parada de segundos que facilita o ajuste de tempo, apesar da falta de um ponteiro de segundos. Ao fazer o ajuste percebemos que o ponteiro acabou voltando durante a operação de configuração, embora isso não tivesse nenhum efeito negativo durante o nosso teste.

Os mostradores de todos os relógios da coleção Heritage Meisterstück têm acabamento com efeito de raios solares, ponteiros Dauphine e os indicadores de minutos aplicados no mostrador.

Os mostradores de todos os relógios da coleção Heritage Meisterstück têm acabamento com efeito de raios solares, ponteiros Dauphine e os indicadores de minutos aplicados no mostrador.

O mostrador tem um fundo branco-prateado com delicado efeito de raios solares, que varia a sua aparência de acordo com o ângulo e a intensidade da luz incidente. O calendário perpétuo é exibido em vários “subdials”. Os dias e dias da semana estão impressos em preto. Detalhe: os dias da semana às 9 horas são mostrados como abreviaturas em idioma inglês. O mostrador dos dias está localizado às 3 horas, com dias ímpares apresentados por algarismos arábicos e pares por pontos negros. Tanto os dias, quanto os dias da semana são apresentados em anéis mais baixos do dial. Por outro lado, as abreviações dos meses às 12 horas e o visor para as fases da Lua às 6 horas estão impressos diretamente no mostrador. Um pequeno ponteiro, no centro do visor do mês, gira indicando o ano bissexto. Os três primeiros anos estão impressos em preto já o ano bissexto vem em vermelho. As divisões entre os anos são feitas por simples linhas pretas.

O destaque do dial fica para o disco azul com as fases da lua: localizado às 6 horas,uma lua dourada decorada com estrelas se transformam debaixo de uma abertura que recebeu bordas com uma abertura de arco duplo. Os pequenos ponteiros dos mostradores do calendário receberam banho azulado enquanto os ponteiros facetados das horas são banhados em ouro. Os indicadores das horas aplicados no mostrador também receberam o banho em ouro e possuem três tamanhos diferentes. Os de 3, 6 e 9 horas são mais curtos para deixar espaço para os mostradores do calendário. As 12 horas estão representadas com um numeral romano, o que resultou em um dial bem equilibrado. Cada indicador aplicado está firmemente preso em dois pontos. Os marcadores de minutos foram impressos ao longo da borda externa do mostrador, que é ligeiramente curvada para fora para torná-los mais visíveis. Para finalizar, o mostrador é revestido por um cristal de safira ligeiramente curvado, o que remete aos clássicos de 1950.

O botão às 4 horas ajusta os movimentos de fases da lua e botões localizados no outro lado da caixa são utilizados para ajustar o dia, data e mês.

O botão às 4 horas ajusta os movimentos de fases da lua e botões localizados no outro lado da caixa são utilizados para ajustar o dia, data e mês.

Uma vez definido e ajustado o calendário perpétuo, o relógio sempre mostrará a data correta, ou seja, não é necessário adequar aos meses mais curtos que 31 dias, como acontece com os calendários padrão. O calendário perpétuo sempre “sabe” quantos dias tem em cada mês. Apenas no ano de 2100 será necessário o seu ajuste. Se (ou melhor, quando) o relógio parar de funcionar antes de 2100, você pode ajustar o calendário usando os botões como descrito acima. O visor de fases da lua requer mais atenção: é preciso reajustar a cada dois anos e meio.

A Montblanc nomeou seu novo movimento de Sellita/Dubois Dépraz Caliber MB29.15. O Sellita 300 é uma alternativa para o ETA 2892, e está no mercado há apenas cinco anos, portanto, modificações ainda são bastante raras. O mecanismo do calendário perpétuo já está presente há mais tempo no mercado e foi modificado para Montblanc. Para a grife foram feitas alterações no mostrador de mês e, nesta versão, no ciclo de salto de anos.

O visor do mês mostra todos os meses do ano intercalando entre abreviaturas e pontos pretos. O indicador de ano bissexto avança no primeiro dia de cada mês, para que, a cada quatro anos chegue ao algarismo quatro, em vermelho. Provavelmente, em nosso relógio, ocorreu um erro em sua montagem, pois a seta não aponta para o local correto (o número quatro) ao indicar o ano bissexto.

As funções do calendário são sempre movidas pela roda das horas. Isso porque, esta engrenagem faz duas rotações completas por dia, enquanto a engrenagem do calendário avança apenas uma vez em cada 24 horas. Desta forma o mecanismo do calendário precisa de uma de transmissão para funcionar corretamente. A roda das horas então move um complexo sistema de engrenagens, alavancas,molas e ‘clicks’que juntos fazem funcionar as complicações do dia, mês e ano, bem como o visor das fases da Lua. O mecanismo do calendário perpétuo Dubois Dépraz é um tipo de “movimento de rotação contínuo”, o que significa que as funções de calendário (data, dia e mês) não avançam instantaneamente como um estilingue (ou seja, um calendário perpétuo de salto de algarismos), mas sim por meio do movimento de rotação contínua das engrenagens. Os ponteiros se movem em duas velocidades diferentes, primeiro lentamente e em seguida dão um salto, não necessariamente ao mesmo tempo – o resultado é uma verdadeira coreografia mecânica.

Enquanto a roda de transmissão está girando, um anel localizado no topo do movimento começa lentamente a alavanca o sistema de calendário. No lado do mostrador, o movimento do ponteiro indicador do dia da semana fica visível, uma vez que tem apenas sete pontos de referência e possui um visor relativamente grande. O ponteiro de marcação do dia começa a avançar lentamente em torno das 22h30. O ponteiro da data inicia seu movimento uma meia hora depois. Seu movimento é mais difícil de perceber, pois o mostrador é menor e está dividido em 31 dias. O mês avança através do disco de 48 horas. Aqui, também, seu movimento é lento depois salta. Exceto para o disco colocado incorretamente no ano bissexto, todos os mecanismos funcionaram bem, até mesmo quando o calendário precisou avançar nas datas críticas como de 31 julho para 1 agosto ou de 28 de fevereiro a 1 de março.

A coroa recebeu um novo projeto: a estrela Montblanc não foi embutida em laca branca como em outros relógios da marca, mas o ouro polido recebeu fundo fosco.

A coroa recebeu um novo projeto: a estrela Montblanc não foi embutida em laca branca como em outros relógios da marca, mas o ouro polido recebeu fundo fosco.

A Montblanc diz que todos os seus calendários perpétuos são submetidos a 500 horas de testes de controle de qualidade para verificar a sua função e precisão. O modelo que analisamos, por ser um protótipo, não deve ter passado pelo processo completo de testes; caso contrário, os especialistas iriam ter detectado as incorreções com o disco do ano bissexto. Os resultados de precisão também poderiam melhorar. As taxas de precisão do relógio permanecem constantes quando acomodado dentro da embalagem, mas após um curto período de tempo (seis horas) as taxas caem consideravelmente, especialmente nas posições de “dial-up”e com a coroa voltada para baixo. É possível esperar resultados semelhantes quando o relógio é usado no pulso, mas não pudemos testar este item com precisão devido à falta do ponteiro dos segundos.

Apesar dos poucos itens a serem corrigidos, o Meisterstück Heritage Perpetual Calendar da nova coleção Meisterstück Heritaget em tudo para ser um sucesso. Seu preço é atraente por si só (no Brasil custa R$ 34.400 mil – na versão em aço inoxidável e R$ 57.900 – em ouro rosa), especialmente nesse período de relógios de luxo caríssimos. Um relógio ao estilo Montblanc: ao mesmo tempo clássico e distinto.

Especificações:

Fabricante: Montblanc Montre SA, ChemindesTourelles, CH-2400 Le Locle, Suíça
Referência: 110714
Funções: Horas, minutos, calendário perpétuo com data, dia, mês, ano bissexto, display de fases da lua
Movimento: MB29.15, baseado no Sellita SW 300-1, automático, 28.800 vph, absorção de choque Incabloc, 25 rubis, diâmetro = 25,5 milímetros, altura = 5,2 mm, reserva de marcha de 42 horas; módulo de calendário perpétuo por Dubois Dépraz
Caixa: ouro rosa 18 quilates, cristal de safira curvado com revestimento não-refletivo, janela de safira no verso da caixa, resistente à água até 30 m
Pulseira e fecho: pulseira em couro de crocodilo e fivela em ouro rosa

Resultados de Precisão:
(Desvios em segundos por 24 horas)
Dial para cima: -0.2/-7.4
Dial para baixo: +4.3/-2.9
Coroa para cima: -5.0/-9.1
Coroa para baixo: +1.3/-4.9
Coroa para a esquerda: +1.8/-1.0
Maior taxa de desvio: 9.3/8.1
Média de desvio: +0.4/-5.1
Amplitude média:
Posições horizontais: 301°/268°
Posições verticais: 269°/238°
Preço: R$ 34.400 mil, em aço inoxidável e R$ 57.900, em ouro rosa

 
 

Tags: Montblanc Meisterstück Heritage Perpetua...

Compartilhar artigo:
 
 

Relógios relacionados


Montblanc
Star Lady Automatic-Moon Phase...

Montblanc
Sport Lady Diamonds

Montblanc
Star Nicolas Rieussec Monopush...

Montblanc
Nicolas Rieussec Chronograph...

Montblanc
ExoTourbillon Chronographe

Montblanc
Seconde Authentique Diamonds

Montblanc
TimeWalker Chronovoyager UTC

Montblanc
Grand Chronographe Authentique

 
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook