SIHH 2017: Montblanc renova linha TimeWalker

Escrito por , 16/01/2017 em Montblanc, Notícias, Vídeos com 0 Comentários

De Genebra, na Suíça e de Los Angeles, nos Estados Unidos

TimeWalker_1000_116828_closeupO simbólico cenário de carros conversíveis e também esportivos das mais diversas partes do mundo foi traduzido em uma renovada coleção Montblanc. Apresentados inicialmente em novembro de 2016 para um seleto grupo de jornalistas em Santa Monica, Califórnia, nos Estados Unidos, os relógios da linha TimeWalker fazem seu grande lançamento mundial nesta segunda-feira, no Salão Internacional de Alta Relojoaria, em Genebra, na Suíça.

Este universo automobilístico, em que a competição justa entre veículos de uma mesma categoria pode ser medida exclusivamente com o cálculo do tempo, a função cronógrafo é a grande estrela. A manufatura suíça Minerva, adquirida pela Montblanc em meados dos anos 1990, conta com o cronógrafo como sua principal expertise de produção. Em sua história, a possibilidade de medição de 1/5 de segundo foi possível já em 1911. Apenas cinco anos depois os instrumentos já permitiam a medição com uma precisão de 1/100 de segundo, com um instrumento que foi aperfeiçoado em 1936.

Assista à campanha do lançamento dos relógios:

Unidos, carros e relógios se transformam em uma nova coleção composta por nada menos que cinco modelos das mais diversas complexidades – que contam ou não com a função cronógrafo, mas carregam esportividade ímpar. São caixas acetinadas, com encaixes semi-esqueletizados e detalhes esculpidos inspirados na aerodinâmica da carroceria de carros clássicos. Outros detalhes incluem coroa e botões de ativação da função cronógrafo com traços vindos de calotas de carros vintage. Já o verso da caixa, em vidro fumê, é uma referência direta aos esportivos V12, que continham uma janela de visualização do motor. Já um acabamento peculiar entrega pulseiras perfuradas, um tributo às luvas de couro utilizadas em corridas. Todos os modelos ainda prezam pelo contraste no mostrador e legibilidade dos dados entregues.

Montblanc TimeWalker Chronograph 1000 Limited Edition 18

M116828_WAT

A principal adição desta coleção é uma edição limitadíssima a 18 unidades. Este cronógrafo tem a capacidade de medir intervalos de tempo com a precisão de um milésimo de segundo.

Em seu mostrador, uma disposição de dados que lembram o painel de controle de um carro. Horas e minutos centrais e pequenos segundos às 9 horas. Da medição maior para a menor, a contagem de 15 minutos é feita por meio de um subdial às 6 horas, já os segundos do cronógrafo estão concêntricos a ele. Os centésimos de segundos são lidos por meio de um ponteiro central, que realiza uma rotação completa por segundo, enquanto os milésimos de segundos são apresentados em uma escala em vermelho, na região das 12 horas.

TimeWalker_1000_116828_closeup

Os dados são proporcionados por um mecanismo com dois “corações” diferentes. O primeiro deles, do cronógrafo, fornece uma reserva de energia que permite o funcionamento ininterrupto do cronógrafo por até 45 minutos. Sua operação ocorre a alucinantes 360.000 vph, ou 50 Hz (relógios convencionais operam entre 2,5 e 4 Hz, em média). Já o segundo, que realiza a função convencional de marcação de horas, faz sua operação a 18.000 vph (2,5 Hz). Juntos, eles compõem o calibre MB M66.26, que conta com duas patentes principais e outras 22 patentes auxiliares.

MON_WAT_116828_TMW_LE1000_Movement_Back_white

MON_WAT_116828_TMW_LE1000_Movement_Dial

Através de esqueletizações no mostrador, o usuário pode observar a operação dos osciladores da marcação de horas e do cronógrafo às 7 e 10 horas, respectivamente.

Com corda manual, o barrilete da marcação de horas é carregado por meio da rotação da coroa em sentido horário – são 100 horas de reserva de marcha –, enquanto no sentido oposto o barrilete enrolado é o da função cronógrafo. Para a medição de intervalos mais longos que os 45 minutos entregues pela função, basta girar a coroa no sentido anti-horário enquanto o cronógrafo está em movimento.

A ativação, pausa e reinício da contagem de tempo é realizada por meio de um botão na porção superior do relógio, às 12 horas. Já o ajuste das horas e a corda é realizada pela coroa, tradicionalmente posicionada às 3 horas.

MON_WAT_116828_TMW_LE1000_Mood_white

Sua caixa conta com 46,4 mm de largura e 17,34 mm de espessura e é elaborada em titânio. A resistência e beleza é assegurada pelo revestimento em DLC preto, já o bisel é elaborado em cerâmica de alta tecnologia. O acabamento é dado por uma pulseira preta perfurada com detalhes em vermelho e seu fecho é feito em aço inoxidável com revestimento DLC preto.

Montblanc TimeWalker Chronograph Rally Timer Counter Limited Edition 100

TimeWalker_Rallytimer_116103 (2)

TimeWalker_Rallytimer_116103 (4)

Este modelo oferece versatilidade ao poder ser usado como relógio de bolso, pulso, mesa ou mesmo afixado ao painel de um carro. Limitado a 100 unidades, o modelo apresenta função cronógrafo que pode ser operada por um único botão às 12 horas, junto com a coroa. A caixa, que possui uma estrutura que gira 180 graus, permite parte das transformações.

TimeWalker_Rallytimer_116103

TimeWalker_Rallytimer_116103_closeup

Os 50 mm de diâmetro em titânio acetinado abrigam o movimento MB M16.29 de corda manual, que entrega a função cronógrafo com acumulador de segundos e 30 minutos, além de uma escala taquimétrica ao redor do dial. São 50 horas de reserva de energia. A peça se inspira no modelo Minerva Rally Timer, que era equipado com um movimento originário da década de 1930.

Montblanc TimeWalker Chronograph UTC

TimeWalker_Chronograph UTC_116101 (2)

A esportividade da função cronógrafo se une, aqui, com a útil complicação UTC (também conhecida como GMT), que permite o rastreio da hora local e também da hora de “casa” quando em viagem.

Sem limitação, o modelo entrega horas, minutos e segundo fuso-horário de maneira central, enquanto os pequenos segundos estão na posição de 9 horas. Há a possibilidade da leitura de um terceiro fuso graças ao bisel giratório. O cronógrafo é apresentado por um ponteiro central de segundos e acumuladores de 30 minutos e 12 horas às 12 e 6 horas, respectivamente. Há ainda uma janela de data às 3 horas.

TimeWalker_Chronograph UTC_116101

A caixa com revestimento DLC preto tem 43 mm de diâmetro e abriga o calibre MB 25.03, que fornece, de maneira automática, energia para até 46 horas.

Pela coroa é possível realizar todos os ajustes do relógio. A função UTC pode receber incrementos de horas cheias sem afetar na precisão da marcação da hora local. Já a data é sincronizada com a hora local, sem exigir ajuste no momento de uma mudança de fuso.

Montblanc TimeWalker Chronograph Automatic

TimeWalker_Chronograph_116096 (3)

De maneira mais simples, este modelo automático apresenta horas e minutos centrais, pequenos segundos às 9 horas e data às 3 horas. O cronógrafo, como o modelo de função UTC, indica segundos de maneira central e acumuladores de 30 minutos e 12 horas às 12 e 6 horas, respectivamente.

TimeWalker_Chronograph_116096

A caixa em aço com bisel em cerâmica possui 43 mm de diâmetro. Ali dentro, o movimento MB 25.07 é responsável pela entrega das funções e por fornecer cerca de 46 horas de reserva de marcha.

Montblanc TimeWalker Automatic Date

TimeWalker_Automatic_116059

O item mais simples da coleção não deixa a elegância de lado. As indicações de horas, minutos e segundos centrais pairam sobre um mostrador preto com algarismos arábicos que apresentam os minutos em incrementos de cinco unidades. Uma janela de data está na posição de 3 horas.

Dentro da caixa de aço com 41 mm de diâmetro está o movimento automático, que fornece 38 horas de reserva de marcha.

Todos os modelos são submetidos ao teste Montblanc de 500 horas. Leia mais sobre certificações do universo relojoeiro clicando aqui.

A Montblanc conta com diversas lojas no Brasil e os relógios devem chegar ao mercado em meados deste ano.

www.montblanc.com

 
 

Tags: Montblanc TimeWalker Automatic DateMontblanc TimeWalker Chronograph 1000 Li...Montblanc TimeWalker Chronograph Automat...Montblanc TimeWalker Chronograph Rally T...Montblanc TimeWalker Chronograph UTCSIHH 2017

Compartilhar artigo:
 
 

Relógios relacionados


Montblanc
Star Chrono GMT

Montblanc
Timewalker Chrono Automatik

Montblanc
Star World-Time GMT Automatic

Montblanc
Star XXL Power reserve Automat...

Montblanc
Star Chrono GMT Limited Editio...

Montblanc
TimeWalker TwinFly Chronograph

Montblanc
ExoTourbillon Chronograph

Montblanc
Star Platinum Chronograph Auto...

 
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook