Rolex é marca de relógios com maior valor do mundo

ring_command_304A companhia de consultoria de marketing Millward Brown divulga anualmente um estudo em que elenca as 100 marcas mais valiosas do mundo. No ranking, chamado Millward Brown Optimor, a relojoaria Rolex se destacou como a marca de relógios de maior importância, com valor estimado em US$ 7,94 bilhões.

A Rolex se mantém consistente neste posto, a frente de qualquer outra companhia. Em relação a 2012, seu valor cresceu 11%. Millward Brown define como valor da marca a “quantidade de dólares que uma empresa contribui para o montante total de uma corporação”. Isto usa uma fórmula complicada, que envolve análise financeira e pesquisa com o consumidor (dois milhões em mais de 30 países) para determinar o valor específico de uma empresa.

As relojoarias fazem parte da categoria “Luxo” no estudo, que não contempla uma lista específica para relógios. Rolex é a única marca em todo o estudo com um produto para o mercado sendo exclusivamente relógio. É importante notar, no entanto, que nove das dez maiores marcas possuem coleções de relógios. Eles são produzidos tanto pelas próprias marcas – como Cartier, Gucci, Hemès e Chanel – ou por acordo de licença (Burberry, Fendi e Coach). Prada, das companhias listadas, é a única que não conta com uma coleção neste nicho do mercado.

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Se não possuímos uma lista específica para relojoaria, como é possível definir qual é a segunda maior do mercado?

De acordo com a lista Millward Brown Optimor, a marca com maior presença é Cartier, com um valor estimado de US$ 6,38 bilhões. Este dado, porém, inclui o montante de seus produtos de joalheria e também lojas varejistas. O Grupo Richemont, proprietário da Cartier, não divulga dados por marca. Mesmo assim, ela possui uma longa história como uma marca de relógios e uma receita considerável deste mercado. E normalmente é considerada a terceira companhia com mais vendas, atrás apenas de Rolex e Omega (que não entrou para esta lista). Nos anos mais recentes, a Cartier reforçou sua reputação como fabricante de relógios, com uma ampla coleção de produtos que contêm movimentos produzidos pela própria companhia.

Todas as outras empresas listadas na Millward Brown Optimor são mais conhecidas por produtos diferentes de relógios. Hermès e Gucci, por exemplo, possuem divisões importantes no setor relojoeiro – estão colocadas em segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente, contra o quinto lugar da Rolex e o sétimo da Cartier –, mas possuem seu cerne na indústria do couro e em produtos fashion.

Dentre todas as categorias, a marca mais valiosa do mundo é a Apple, com um valor estimado de US$ 185,07 bilhões.

Veja a lista das dez marcas de luxo mais valiosas:

  • 1. Louis Vuitton, US$ 22,72 bilhões
  • 2. Hermès, US$ 19,13 bilhões
  • 3. Gucci, US$ 12,73 bilhões
  • 4. Prada, US$ 9,45 bilhões
  • 5. Rolex, US$ 7,94 bilhões
  • 6. Chanel, US$ 7,07 bilhões
  • 7. Cartier, US$ 6,38 bilhões
  • 8. Burberry, US$ 4,19 bilhões
  • 9. Fendi, US$ 3,64 bilhões
  • 10. Coach, US$ 3,28 bilhões

Para mais informações, visite millwardbrown.com (em inglês).

 
 

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2 Comentários

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  1. marcelo disse:

    Dúvida: porque a Rolex não utiliza fundo em safira na maioria de seus relógios? Tem algum motivo específico? Sou fã de movimentos a mostra pelos fundos em safira!

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