Entenda a complexidade mecânica deste novo Baume & Mercier

Escrito por , 17/05/2017 em Baume & Mercier, Notícias com 0 Comentários

Baume__Mercier_Clifton_Manual_1830_frontDando sequência a seus feitos, como a apresentação de um turbilhão voador em 2014 e um relógio de bolso com repetição de minutos, a Baume & Mercier adicionou um novo relógio notável à sua coleção de inspiração vintage Clifton: Clifton Manual 1830 parece um relógio simples pelo lado de fora. Mas por dentro conta com um movimento proprietário completamente novo. O primeiro a ser equipado com um sistema exclusivo de melhoria de precisão chamado TwinSpir.

Baume__Mercier_Clifton_Manual_1830_front

Dentro da caixa de ouro rosa com acabamento acetinado e 42 mm de diâmetro encontra-se o calibre manual BM12-1975M, desenhado pela Baume & Mercier em parceria com a desenvolvedora de movimentos Valfleurier. Este mecanismo, que conta com 18 joias, opera a 28.800 vph e oferece 90 horas de reserva de marcha, é equipado com a tecnologia TwinSpir, que incorpora um número de desenvolvimentos e inovações técnicas desenvolvidos pelo setor de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Richemont, grupo dono da Baume & Mercier e outras empresas de luxo (entenda quem é dono de quem neste especial que escrevemos no WatchTime Brasil).

Esta tecnologia se concentra ao redor de uma nova mola de contrapressão com uma estrutura compósita que combina duas camadas de silício alternadamente orientadas e ligadas por meio de uma camada extra de dióxido de silício, que também atua como um elemento de compensação térmica. Isto é combinado com outros elementos técnicos inovadores, como uma nova roda de ajuste. A companhia afirma que diversos benefícios são entregues ao usuário, como uma precisão maior do mecanismo em diversas posições, limitação de sensibilidade ao magnetismo e maior resistência a choques e vibrações repetidas.

Baume__Mercier_Clifton_Manual_1830_back

Indo ainda mais fundo nos detalhes técnicos, o silício monocristalino usado em molas de contrapressão é um material não-magnético, leve e não-corrosivo que oferece diferentes propriedades elásticas e termoelásticas para diferentes orientações cristalinas – uma variação de resposta conhecida como “anisotropia elástica” do material. Como a mola do relógio se expande e contrai durante as oscilações, a anisotropia elástica tende a afetar a regularidade das oscilações e, consequentemente, a performance cronométrica do relógio.

O sistema TwinSpir supera estas limitações por conta de sua composição. Desta forma, as variações são equilibradas, com oscilações mais uniformes e, consequentemente, uma cronometragem mais precisa. Além disso tudo, uma camada extra de de dióxido de silício trabalha em conjunto com a camada interna, o que garante uma performance estável nas mais diversas temperaturas.

Finalmente, o novo calibre conta com uma roda de ajuste com uma regulagem por inércia, o oposto das mais tradicionais que usam um conjunto de pinos. Neste último sistema, a taxa do ajuste pode ser corrigida apenas com a correção do comprimento da pequena mola. Já reguladas por inércia oferecem a vantagem de uma taxa mais resistente a vibrações, como os pesos de regulagem de inércia – que melhoram ainda mais a taxa de um relógio de inércia – devidamente assegurados na roda de ajuste entre seus braços e suporte.

Baume & Mercier Clifton Manual 1830 apresenta uma face elegante, com um mostrador em branco opalino embelezado por indicadores e algarismos arábicos em ouro rosa e ponteiros dourados. Já pelo verso da caixa é possível apreciar os acabamentos de alta relojoaria do calibre, como pontes com côtes de Genève, granulação circular, parafusos azuis e texto gravado. Já o acabamento do relógio é dado por uma pulseira de couro de crocodilo com fecho em ouro rosa.

Baume__Mercier_Clifton_Manual_1830_two-shot

A marca informa que o relógio terá uma produção bastante limitada e seu valor comercial é de cerca de 12 mil Francos Suíços, sem adição de impostos e taxas. O relógio deve começar a ser distribuído ainda em abril de 2017. No Brasil, a marca possui diversos pontos de venda.

www.baume-et-mercier.com

 
 

Tags: Baume & Mercier Clifton Manual 1830

Compartilhar artigo:
 
 
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook