5 cronógrafos apresentados durante a Baselworld deste ano

Escrito por , 22/06/2017 em Especiais com 0 Comentários

A complicação mais popular do mundo relojoeiro não ficou de fora dos grandes lançamentos de 2017. De maneira surpreendente, o cronógrafo passou a integrar a coleção de novas marcas e ganhou grandes inovações e “primeiros” para algumas marcas.

Veja, abaixo, uma lista com cinco modelos com função cronógrafo apresentados durante a Baselworld deste ano e as principais características de cada peça.

Breitling Navitimer Rattrapante

Breitling_Navitimer_Rattrapante-Steel_Case_front

A apresentação de um novo cronógrafo na linha Navitimer marca a expertise relojoeira da companhia. Breitling Navitimer Rattrapante é um relógio equipado com o primeiro movimento de fabricação própria da companhia a contar com a função Rattrapante, também conhecida como split-seconds. O movimento B03 faz seu lançamento dentro da simbólica caixa Navitimer.

Uma das complicações mais difíceis de serem produzidas, movimentos Rattrapante são criados normalmente em baixa escala. A Breitling, no entanto, de acordo com seu slogan de 1940, “Qualidade em série”, desenvolveu um movimento que seria possível ter sua produção em larga escala, que fosse robusto, preciso e com o uso de poucos componentes para eliminar o lento processo de ajuste comum em peças assim. A marca afirma que foram necessários vários anos de estudo e desenvolvimento para que chegassem ao resultado apresentado este ano.

A arquitetura modular do calibre B03 é baseada no calibre B01, que conta com corda automática, indicação de data e cronógrafo com precisão de um quarto de segundo, além de 70 horas de reserva de energia. O módulo Rattrapante adicionado é compreendido de apenas 28 partes e está encaixado entre a placa principal e o mecanismo de calendário.

Frédérique Constant Flyback Chronograph Manufacture

2017_Frederique_Constant_Flyback_Chronograph_Manufacture_FC-760DG4H6

O novo movimento de fabricação própria da Frédérique Constant levou seis anos para ser desenvolvido. O resultado disso é o modelo com função cronógrafo flyback, o primeiro da companhia com tal característica.

O calibre foi chamado de FC-760 e é composto por 233 peças, das quais 90 delas são dedicadas a dar vida à função flyback. O relógio conta com uma caixa em aço com ou sem revestimento em ouro rosa e, além da função da complicação, o movimento é responsável por entregar horas e minutos centrais, indicação de pequenos segundos às 9 horas, uma indicação de data por ponteiro às 6 horas e a função cronógrafo com ponteiro central de segundos e acumulador de 30 minutos às 9 horas.

Porsche Design Monobloc Actuator Titanium

Porsche_Design_Monobloc_Actuator_Titanium_Blue_Dial_soldier

Os relojoeiros da Porsche Design se voltaram para a marca de carros Porsche para buscar inspiração no desenvolvimento de um novo cronógrafo de pulso chamado Monobloc Actuator, um relógio que incorpora a função com botões de início, pausa e reinício integrados à caixa de maneira imperceptível.

As válvulas deslizantes no motor de corrida do Porsche 911 RSR forneceram o plano para a principal característica do relógio: um único “interruptor” integrado e nivelado à direita da caixa, que realiza todas as funções necessárias para o cronógrafo, além de evitar penetração da umidade na caixa durante a operação.

Os 45,5 mm de caixa oferecem 100 metros de resistência sob a água – a marca ainda afirma que é possível operar o cronógrafo submerso. Ela é elaborada em titânio, metal utilizado pioneiramente pela Porsche Design nos anos 1980. O movimento que equipa o relógio é um calibre ETA Valjoux 7754 que opera a 28.800 vph e fornece uma reserva de marcha de cerca de 48 horas.

No mostrador, a disposição dos dados é feita de maneira bicompax, o que significa que o mostrador conta com dois subdials: um para a entrega da acumulação de 30 minutos do cronógrafo e um para a entrega de 12 horas. Há ainda um indicador de funcionamento às 9 horas (nada além de um subdial de segundos redesenhado) enquanto horas, minutos e contador de segundos do cronógrafo são entregues de maneira central. Um quarto ponteiro central em formato de seta realiza a indicação de um segundo fuso-horário em uma escala de 24 horas, gravada na parte interna do bisel do relógio. Já a região periférica do mostrador apresenta uma escala taquimétrica.

Tudor Heritage Black Bay Chronograph

Tudor Heritage Black Bay Chronograph 6a_M79350-0001_black_72060_HW

Duas das marcas mais relevantes no mundo da relojoaria uniram suas expertises para apresentar um dos relógios mais comentados nos corredores da Baselworld deste ano. Tudor Heritage Black Bay Chronograph adiciona a complicação cronógrafo à sua popular linha Black Bay com a inserção de um módulo que não vem de sua “irmã maior” Rolex, mas sim da especialista em cronógrafos Breitling.

Por fora, o novo Black Bay com função cronógrafo apresenta todas as características estéticas que os fãs da linha gostam de ver, como o ponteiro “floco de neve”, o cristal de safira curvo, a grande coroa rosqueada vinda do modelo “Big Crown” de mergulho, além da gravação da rosa que é símbolo da companhia. Há ainda os botões do cronógrafo canelados. Nesta peça, dois subdials às 3 e 9 horas realizam a apresentação de um contador de 45 minutos (normalmente são contadores de 30 minutos) do cronógrafo e pequenos segundos, respectivamente. Já a posição de 6 horas é reservada para data.

Internamente, o relógio conta com o movimento de alta performance MT5813, que se baseia no mecanismo cronógrafo integrado B01. Apresentado em 2009 na ocasião dos 125 anos da marca, o movimento base da companhia seria o movimento do futuro, B01 e seus descendentes serviram muitos relógios desde então. A recente colaboração entre as duas marcas – operada em segredo absoluto até o início da Baselworld – produziu um resultado duplo até agora. Tudor pega o calibre B01 para construir seu primeiro movimento cronógrafo “independente”, enquanto a Breitling recebe em troca o direito de uso do calibre de base de fabricação in-house da companhia, o MT5612.

Zenith Defy El Primero

Zenith Defy El Primero 21 unskeletonized

A Zenith decidiu investir na sua reputação de produtora de cronógrafos que operam em alta frequência com a introdução de Defy El Primero 21 durante a Baselworld 2017. O novo movimento automático El Primero 9004 conta com dois escapamentos: um para as horas, operando a 5 Hz e um para o cronógrafo, com operação a 50 Hz, ou 360 mil vph. Isto permite que a marcação seja realizada com uma precisão de um centésimo de segundo.

O modelo realiza indicações centrais de horas e minutos, o contador de um centésimo de segundos é central, enquanto há um contador de segundos e décimos de segundo às 6 horas, acumulador de 30 minutos às 9 horas e pequenos segundos às 9 horas. Já a porção superior do relógio conta com um indicador de reserva de energia.

El Primero 9004 possui certificação cronométrica COSC e fornece 50 horas de reserva de energia para a indicação de horas e 50 minutos de reserva de energia para a função cronógrafo. A caixa, que tem 44 mm de diâmetro, está disponível em titânio, titânio com esqueletização e alumínio ceramizado com dial esqueletizado.

 
 

Tags: Breitling Navitimer RattrapanteFrédérique Constant Flyback Chronograph...Porsche Design Monobloc Actuator Titaniu...Tudor HEritage Black Bay ChronographZenith Defy El Primero

Compartilhar artigo:
 
 

Warning: include(/srv/www/watchtimebrasil.com/rw.php): failed to open stream: No such file or directory in /homepages/15/d527161227/htdocs/watchtimebrasil/cms/wp-content/themes/wp-blossom102/single.php on line 112

Warning: include(): Failed opening '/srv/www/watchtimebrasil.com/rw.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php5.6') in /homepages/15/d527161227/htdocs/watchtimebrasil/cms/wp-content/themes/wp-blossom102/single.php on line 112
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook