11 relógios inovadores apresentados em 2017

O universo relojoeiro tem por costume uma busca constante por inovação. Seja ela uma nova complicação, o acúmulo de novas funções ou a integração de novas tecnologias para facilitar a produção de mecanismos. Dê uma olhada em relógios inovadores e complicados apresentados este ano.

ALS_Tourbograph_Perpetual_PLM_front

Tourbograph Perpetual “Pour le Merite”, da A. Lange & Söhne, combina um turbilhão, função cronógrafo rattrapante e um calendário perpétuo. Ele conta com um sistema de transmissão realizado por fuso e corrente, conhecido como “fusee and chain”, em seu turbilhão. O movimento que equipa a peça é composto de 684 peças, sendo que 206 delas são voltadas exclusivamente para o calendário perpétuo.

Breitling_Navitimer_Rattrapante-Steel_Case_front

Breitling Navitimer Rattrapante é o primeiro cronógrafo com função Rattrapante da companhia. A Breitling, no entanto, desenvolveu um movimento que seria possível ter sua produção em larga escala, que fosse robusto, preciso e com o uso de poucos componentes para eliminar o lento processo de ajuste comum em peças assim. Desta forma, a companhia inseriu duas inovações que permitiriam uma tiragem maior de movimentos. Você pode ler todos os detalhes aqui.

Cartier-Rotonde-de-Cartier-Minute-Repeater-Mysterious-Double-Tourbillon-1

Rotonde De Cartier Minute Repeater Mysterious Double Tourbillon se caracteriza principalmente pela presença de um duplo turbilhão flutuante na posição de 10 horas no dial. Além disso, o modelo conta com um repetidor de minutos que possui gongos elaborados em aço. O turbilhão flutua no mostrador por estar afixado em um cristal de safira que realiza uma rotação a cada 5 minutos, enquanto ele completa uma volta ao redor de seu próprio eixo a cada minuto e realiza a sua rotação em dois eixos. As duas complicações são integradas ao movimento que conta com uma surpreendente espessura de apenas 11,15 mm.

Slim dHermes Lheure impatiente_havana alligator_Soldat_copyright Calitho

Slim d’Hermès L’Heure Impatiente possui traços bastante simples e conta com uma caixa elaborada em ouro rosa com 40,5 mm de diâmetro. Sua função foi criada para funcionar como um lembrete ao usuário. De maneira simples, basta o usuário ajustar qualquer hora nas próximas 12 horas no subdial na região de 5 horas que o movimento começará a realizar uma contagem regressiva exatamente 60 minutos antes do evento ocorrer (na escala retrógrada às 7 horas). Quando o contador zerar, o relógio emitirá um único sino, lembrando-o de que a hora esperada chegou.

hublot mp 09 tourbillon bi axis 909-nx-1120-rx-sd-hr-w

A Hublot decidiu inovar e apresentar sua expertise técnica com a apresentação de um relógio possuidor de um turbilhão biaxial, que pudesse ser visto e ganhasse destaque na caixa de um novo relógio. MP-09 Tourbillon Bi-Axis possui um movimento de fabricação própria e uma caixa distintiva. São 5 dias de reserva de energia gerada por corda automática e um turbilhão que gira a cada 60 segundos em um dos eixos e a cada 30 segundos no segundo eixo. Horas e minutos são apresentados de maneira descentralizada, circundados por uma indicação de data em dois níveis, além de uma indicação de reserva de energia às 9 horas.

Hyris-Artistica-mystérieuse-mens-timepieces_front-copy

Sem o uso de qualquer ponteiro para realizar a marcação das horas, Jaeger-LeCoultre, chamados Hybris Artistica Mystérieuse tem seu foco no turbilhão e na minuciosa decoração do mostrador da peça. As horas são apresentadas pelo turbilhão orbital, que realiza uma rotação no mostrador a cada 12 horas, tanto para a versão masculina, quanto para a feminina. Já os minutos são apresentados por um pequeno triângulo de ouro na versão masculina, e por um rubi no modelo feminino. Ambos estão inseridos em um flange rotativo que, claro, realiza uma volta completa a cada 60 minutos.

M116828_WAT

Limitado a apenas 18 unidades, Montblanc TimeWalker Chronograph 1000 Limited Edition 18 permite que o usuário faça a marcação de intervalos de tempo com uma precisão de um milésimo de segundo. A disposição de dados lembra o painel de controle de um carro: Horas e minutos centrais e pequenos segundos às 9 horas. Da medição maior para a menor, a contagem de 15 minutos é feita por meio de um subdial às 6 horas, já os segundos do cronógrafo estão concêntricos a ele. Os centésimos de segundos são lidos por meio de um ponteiro central, que realiza uma rotação completa por segundo, enquanto os milésimos de segundos são apresentados em uma escala em vermelho, na região das 12 horas. O mecanismo possui dois “corações” diferentes. Um opera a 360.000 vph, enquanto o outro opera a 18.000 vph. São duas patentes principais e outras 22 patentes auxiliares.

Panerai LAB-ID Luminor 1950 Carbotech 3 Days 700_cat_front

Em um patamar experimental e inovador, a Panerai apresentou LAB-ID Luminor 1950 Carbotech 3 Days – 49mm. O novo relógio combina uma caixa elaborada em Carbotech com um mostrador integralmente preto que faz absorção de luz e um movimento mecânico sem nenhum tipo de lubrificação. Seu calibre P.3001/C conta com apenas quatro rubis e a marca afirma que a peça não precisa de lubrificação por 50 anos.

Patek_Philippe_Aquanaut_TravelTime_Ref_5650G_front

Patek Philippe Aquanaut Travel Time Ref. 5650G não só celebrou os 20 anos da coleção Aquanaut, como é o quinto modelo da companhia de pesquisa avançada, ou “Advanced Research”. Com função de segundo fuso-horário, o movimento de corda automática apresenta, pela primeira vez, duas grandes inovações técnicas: uma roda de ajuste otimizada Spiromax com saliência interna e um mecanismo flexível para a regulagem do segundo fuso-horário. Esta última substitui as articulações com pivô com um mecanismo flexível chamado “complacente”. O dispositivo é composto de apenas 12 partes filigranadas em aço com diversas interseções – comparadas com as 37 partes comumente usadas em mecanismo com esta complicação – transmitem as atuações dos dois botões do fuso-horário com o display de hora local.

Richard Mille RM50-03_FULLFRONT_RGB

RM 50-03, da Richard Mille, é o relógio mecânico com função cronógrafo mais leve do mundo, pois seu peso final, de 40 gramas, inclui a pulseira. Tal feito foi alcançado não apenas pelo uso dos já conhecidos titânio e carbono TPT, mas também pela inserção de um novo material no universo da relojoaria, o Graph TPT, conhecido como grafeno. Dentro do relógio, um movimento de surpreendentes 7 gramas elaborado em titânio grau 5. A peça entrega um cronógrafo Rattrapante como complicação.

Vacheron-Constantin Vacheron-Constantin Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600-9720C-000G-B281_R_tr

Vacheron Constantin Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600 combina nada menos que 23 complicações integradas, o que significa que não são usados módulos na construção do calibre – ele é composto por um único movimento. Foram cinco anos de elaboração e ele fornece uma reserva de marcha de três semanas. Ele é um calendário perpétuo e ainda entrega fases da lua, tábua das marés, nascer e por do sol, signos do zodíaco, estações do ano, solstícios e equinócios. A função de tábua das marés apresenta o alinhamento da terra, do sol e da lua. No verso da caixa há ainda um mapa celestial com as constelações do Hemisfério Norte e uma indicação de reserva de energia.

 
 

Tags: A. Lange & Söhne Tourbograph Perpetu...Breitling Navitimer RattrapanteCartier Rotonde de Cartier Minute Repeat...Hermès Slim d'Hermès l'heure impatiente...Hublot MP-09 Tourbillon Bi-AxisJaeger-LeCoultre Hybris Artistica Mistér...Montblanc TimeWalker Chronograph 1000 Li...Panerai LAB-ID Luminor 1950 Carbotech 3...Patek Philippe Aquanaut Travel Time Ref....Richard Mille RM 50-03Vacheron Constantin Cabinotiers Celestia...

Compartilhar artigo:
 
 

Relógios relacionados


Panerai
Luminor 1950 Equation of Time...

Montblanc
Star Magie d'Étoiles

Vacheron Constantin
Historiques ultra-fein 1968

Breitling
Chronospace

Patek Philippe
Nautilus

A. Lange & Söhne
Datograph

Hermès
Arceau Chronograph

Hublot
Big Bang Red Gold & Ceramic

 
 

Newsletter

Cadastre-se aqui e receba uma vez por semana gratuitamente a newsletter do WatchTime Brasil com as melhores notícias, avaliações, recursos e atualizações sobre relógios diretamente da equipe WatchTime Brasil.

Siga o WatchTime Brasil

Assinar via Feed RSS Seguir no Instagram Seguir no Pinterest Seguir no Google Plus Participar do nosso grupo no LinkedIn Seguir no YouTube

1 Comentário

URL Trackback RSS Feed Comentários

  1. Galvão disse:

    Lamento profundamente o site ser desativado breve, aprendi muito sobre relógios e sou leitor assíduo das avaliações e novidades. Espero que isso possa ser revertido e possamos continuar a ter essas informações sobre relógios, que é uma de minhas paixões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário pelo Facebook

Comentário(s) no Facebook